Edição especial da Revista Comunicação e Sociedade
Sandra Marinho, Luís Miguel Loureiro & Dolors Palau-Sampio
Vol. 44 | CECS | UMinho
ISSN:e-ISSN 2183-3575 | ISSN 1645-2089
Qualidade do jornalismo, no jornalismo, em jornalismo. Seja qual for a enunciação (que não é indiferente e carrega especificidades que não discutiremos aqui), trata-se de um conceito com tradição na área científica dos estudos de jornalismo e de comunicação. Nos últimos anos, contudo, por força das transformações que têm ocorrido no ecossistema mediático — em que o jornalismo opera —, nomeadamente as de caráter económico e tecnológico, este debate ganhou um interesse renovado, na busca de soluções ou estratégias que permitam compreender e abordar assuntos como, por exemplo, a necessidade de novos modelos de negócio ou de sustentabilidade do jornalismo (conforme as perspetivas teóricas que orientam o argumento), o combate à desinformação, a relação do jornalismo — e da produção de narrativas jornalísticas — com fontes profissionalizadas formais (assessorias, relações públicas) ou informais (spin doctors) ou mesmo as profundas mudanças que têm ocorrido na dinâmica das redações e nas rotinas de trabalho.
Conferência “Qualidade no Jornalismo”
Teve lugar, no dia 22 de junho de 2022, na Sala de Atos do ICS, a Conferência “Qualidade no Jornalismo”.
Tratou-se de um evento que pretendia sublinhar, por um lado, a importância que os estudos jornalísticos têm tido no trabalho do CECS desde a sua criação, em 2001, e, por outro, assinalou a necessidade de renovar o pensamento científico sobre a produção jornalística no atual contexto global da comunicação, propondo-se abordá-la a partir de um debate sobre a(s) sua(s) qualidade(s).
O programa iniciou-se às 9h30 com a conferência de abertura da investigadora espanhola Dolors Palau (Universidade de Valência), cujo percurso científico tem abordado um conjunto importante de problemáticas relacionadas com a produção jornalística, desde o estudo dos géneros e a evolução das formas narrativas do jornalismo, à qualidade jornalística. Seguir-se-á uma mesa-redonda com a presença de vários jornalistas, representando outras tantas sensibilidades acerca da problemática da qualidade.
A Conferência fechou com a apresentação e discussão de sete comunicações, enviadas pela comunidade científica no âmbito da chamada a trabalhos realizada.
A organização desta Conferência esteve a cargo da linha de investigação em Media e Jornalismo e do Barómetro para a Qualidade da Informação do CECS.